Buscar

Páginas

ESTÃO ABERTAS AS INCRIÇÕES PARA O CONCURSO DEUSA DA ÉBANO DO BLOCO AFRO ILÊ AIYÊ



As inscrições acontecem de 07/11/11 até o 06/01/2012, na Senzala do Barro Preto, de segunda-feira a sexta-feira, sempre no horário comercial. As candidatas precisam levar uma foto grande no momento da inscrição, sendo que a foto não pode ser em trajes de praia ou roupa íntima. A pré-seleção será no dia 11 de janeiro e a Noite da Beleza Negra será no dia 28 de janeiro de 2012. Para mais informações ligue 71 2103 3400.

O trabalho de resgate de identidade étnica que o Ilê vem fazendo ao longo dos anos, através da música, tem sido tão relevante que a Bahia mudou seu visual, seu ritmo, seu jeito de ser, falar, alguns costumes e modos de lazer. A importância desse concurso, como parte das atividades do Ilê Aiyê, foi muito mais além do que outro qualquer, pois ele trata da promoção de uma cultura, ou conjunto de culturas, do qual somos herdeiros e transcende as medidas de cintura, quadris, cor de olhos e cabelos. Esse concurso reafirma uma identidade, resgata valores, mostra expressões de cultura, alavanca a comunidade para vôos mais altos.
O ideal seria que no nosso país houvesse muitos concursos em que todos grupos étnicos participassem com igualdade de condições, já que alguns afirmam que vivemos numa “democracia racial”. Assim, nem caberia um concurso de “Beleza Negra”, se o que reza a constituição brasileira, acerca da igualdade de raças, fosse uma realidade. Um dos maiores objetivos da Associaç
ão Cultural Ilê Aiyê é sedimentar a auto-estima na comunidade negro-mestiça de Salvador e propagar a cultura afro-baiana para os mais diversos pontos do mundo. Na “Noite da Beleza Negra”, o Ilê faz isso com o foco direcionado para a mulher negra.
Mas a estética que rege a noite é ampliada. São analisados os trançados dos cabelos, as estamparias do tecido, a graça da dança mas, sobretudo, a candidata deve ter consciência da sua negritude e ser atuante na comunidade para tornar-se vencedora da Noite da Beleza Negra. Por isso, quando o Ilê Aiyê realiza esta Festa está fortalecendo a cultura baiana através da afirmação da consciência negra e da manutenção das nossas raízes.

O tema do Ilê para o carnaval 2012 é “Negros do Sul – Lá também tem!”





















0 comentários:

Postar um comentário